quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Flamenco-História














 

 

 

 

 




Não se sabe ao certo como surgiu o flamenco. Há quem defenda que tenha nascido na Índia, com os povos nômades que ali viviam e que chegando  Península Ibérica no século XVIII encontraram-se na região do sul da Espanha com árabe, portugueses e espanhois, dando início a um forte movimento cultural.

A região da Andaluzia na Espanha transpira flamenco, e é reconhecida como berço da dança. As bailaoras, o cante e a guitarra (violão) além das castanholas e a caixa acústica, são fundamentais para o baile. O flamenco não é só uma dança. Em seus bailes procura-se "o duende", que é o espírito do flamenco.. O sentimento flamenco, a nostalgia, a tristeza se fundindo a alegria. No início só os homens sapateava, dando ritmo ao baile. É uma dança extremamente sensual, forte e que exige muito do bailarino. É também uma dança envolvente, que exige ouvido apurado para sincronizar as batidas dos pés no tablado a guitarra, criando uma perfeita sincronia entre o cante e a bailaora. Os braços e as mãos são fundamentais para dar elegância a dança. Quem quiser conhecer mais sobre essa cultura poderá assistir a um dos filmes do diretor espanhol Carlos Saura.

É uma dança extremamente democrática aceitando crianças, jovens e pessoas maduras. Aceita-se magrinhos, gordinhos, homens, mulheres, profissionais da dança e curiosos. Se gosta, agora é a hora de procurar uma casa que ofereça cursos ou restaurantes e casas noturnas que tenham esse tipo de dança em sua programação.

 

 

 

 

Site das principais personas em mundo flamenco.

 

 

Guitarra



Cante



Baile



 

 

SITE PARA SE INTERAR :http://www.flamenco_world.com/indice.htm


©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios